Tratamento termal da sinusite

Tratamento termal da sinusite

O que é o tratamento termal na sinusite?

O tratamento termal na sinusite faz uso das propriedades das águas termais para diminuir a inflamação dos seios perinasais, sendo uma importante terapêutica complementar principalmente na doença crónica. O tratamento termal na sinusite é eficaz, permitindo aliviar os sintomas e possui inúmeras vantagens quando comparada com outras alternativas terapêuticas.

O tratamento convencional da sinusite é efetuado à base de medicamentos, no entanto, o tratamento termal tem sido muito utilizado como uma terapêutica complementar eficaz e promovendo uma boa saúde respiratória.

Tipos de sinusite

Dizemos que há sinusite quando ocorre a inflamação da mucosa de um ou mais seios perinasais. A sinusite pode ser causada por infeções víricas, bacterianas, fúngicas, reações alérgicas, irritantes ambientais ou alterações estruturais anatómicas.

Em relação à duração da sintomatologia, podemos classificar a sinusite em aguda quando os sintomas possuem uma duração inferior a 4 semanas, em subaguda quando sintomas possuem uma duração entre 4 a 12 semanas e em crónica, sempre que os sintomas possuem uma duração superior a 12 semanas.

Em que consiste o tratamento termal na sinusite?

As águas minerais das Termas de Chaves, são águas bicarbonatadas sódicas e gasocarbónicas, cujas propriedades terapêuticas produzem um efeito anti-inflamatório, descongestionante e imunomodulador, podendo ser aplicadas no caso do tratamento da sinusite através de irrigações nasais, nebulizações, aerossóis, pulverizações e banhos de imersão.

Podemos dividir os mecanismos de ação em três, a saber:

  • Mecânico: a irrigação nasal ajuda a remover secreções, alérgenos e agentes irritantes presentes nas vias respiratórias;
  • Químico: o bicarbonato promove a alcalinização dos tecidos inflamados, contribuindo para a diminuição da inflamação e por consequência menor proliferação vírica/bacteriana. O ácido carbónico, por sua vez, tem um efeito miorrelaxante, analgésico e anti-histamínico;
  • Térmico: a água quente permite melhorar a circulação, estimulando a drenagem dos seios perinasais.

Diferentes tipos de tratamento termal na sinusite

Nas Termas de Chaves pode encontrar os seguintes tratamentos para a sinusite:

  • Inalação completa com água termal: é uma das formas mais frequentes de tratamento termal na sinusite, permitindo descongestionar eficazmente as vias respiratórias e reduzir a inflamação. É composta por 4 fases:
    • Irrigação nasal: permite remover as secreções, limpar as vias nasais e melhorar a função mucociliar;
    • Aerossolterapia: utiliza partículas da água termal para alcançar as vias aéreas superiores;
    • Nebulização: permite que as partículas finas possam ser inaladas profundamente até aos pulmões, ajudando a fluidificar o muco, a aliviar a congestão e promovendo broncodilatação;
    • Pulverização: utiliza um pequeno jato de água termal para terminar de eliminar secreções remanescentes na orofaringe.
  • Banhos termais de imersão (em banheira ou piscina): promove o relaxamento dos músculos da face (aliviando a dor de cabeça e da face) e dos músculos respiratórios, facilitando a drenagem de secreções.

Quais são os benefícios do tratamento termal?

Existe evidência que o tratamento termal possui os seguintes benefícios:

  • Diminui a inflamação;
  • Melhora a drenagem dos seios perinasais;
  • Melhora a hidratação da mucosa nasal;
  • Diminui o recurso a medicação;
  • Estimula o nosso sistema imunitário.

Evidência científica na eficácia do tratamento termal

De acordo com a literatura, a utilização das águas termais em doentes com sinusite crónica permite diminuir a frequência e intensidade das crises, e por consequência diminuição de recurso a antibióticos, para além dos doentes beneficiarem de uma melhor função respiratória e recuperação da mucosa nasal.

O tratamento termal na sinusite é uma opção complementar eficaz, aliviando os sintomas e, desta forma, melhorando a qualidade de vida dos doentes. O seu uso regular permite reduzir a necessidade de utilização de medicamentos, obviamente sempre após avaliação e validação médica, promovendo a saúde respiratória de uma forma natural.

O tratamento termal é mais eficaz quando é realizado de uma forma regular e durante um período de tempo mais prolongado (média 12 a 15 dias consecutivos).

A eficácia do tratamento nas Termas de Chaves pode variar de doente para doente e depende do tipo e da gravidade da sinusite.

Vantagens em comparação com outros tratamentos

Podemos identificar as seguintes vantagens quando comparamos o tratamento termal com as outras terapêuticas, nomeadamente com o uso da medicação:

  • Redução dos efeitos secundários: Os medicamentos podem provocar alguns efeitos secundários, sendo o tratamento termal bem tolerado pela maioria das pessoas;
  • Benefícios a longo prazo: Alguns estudos indicam que o termalismo, efetuado de forma regular, pode proporcionar uma melhor qualidade de vida a longo prazo, reduzindo a frequência e a intensidade dos sintomas e das crises;
  • Ação local: O tratamento termal tem uma ação direta nas vias respiratórias, o que pode ser mais eficaz em alguns casos do que certos medicamentos orais que possuem uma ação sistémica.

Recomendações práticas

Sugerimos algumas recomendações práticas, antes de iniciar o seu tratamento termal, a saber:

  • Consulte sempre o seu médico assistente ou um médico hidrologista antes de iniciar qualquer tratamento termal. As Termas de Chaves dispõem de uma equipa médica treinada, experiente e apta para esclarecimentos e prescrição de tratamentos termais.
  • O tratamento termal não deve ser encarado como um substituto para o acompanhamento médico;
  • Certifique-se que vai efetuar tratamento em termas que possuem águas termais de fontes reconhecidas;
  • É importante que o tratamento termal seja conciliado com um estilo de vida saudável, como prática de atividade física, manter dieta rica e equilibrada e uma boa hidratação.

 

Hidrologia