As dores osteoarticulares podem afetar qualquer articulação (joelhos, ombros, ancas, punhos, cotovelos, tornozelos, mãos, pés…).
Estas dores podem estar associadas a diversas patologias como as artroses, artrites, tendinites, bursites, entre outras.
As lesões nas articulações podem limitar o movimento dos membros afetados e as dores provocadas podem ser extremamente desconfortáveis e incomodativas, afetando, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes.
Existem várias opções terapêuticas, capazes de melhorar as queixas e diminuir as dores articulares, desde mudanças no estilo de vida a tratamentos medicamentosos e outros, possivelmente, cirúrgicos, de modo a facilitar a mobilidade nas zonas afetadas.
Entre essas opções terapêuticas, o tratamento termal , nomeadamente nas Termas de Chaves, é uma excelente escolha, de forma isolada ou como complemento, no tratamento das patologias articulares.
Em que consiste o tratamento termal?
O termalismo ou tratamento termal consiste na utilização da água termal minero-medicinal com caraterísticas terapêuticas benéficas, com vantagens comprovadas em tratamentos de inúmeras patologias articulares.
As características e composição da água termal vão influenciar a capacidade de recuperação e melhoria dos sintomas. As águas Termais quentes e hipersalinas, como as das Termas de Chaves, são as mais adequadas para as patologias osteoarticulares.
A forma como o tratamento termal é realizado também influencia a eficácia do mesmo, ao tratar as diferentes patologias. Se o uso da hidroterapia for conjugado com técnicas de Medicina Física e Reabilitação (fisioterapia), entre outras, os resultados obtidos podem ser mais eficazes e duradouros.
Como funciona o tratamento termal nas dores articulares?
O tratamento termal para as dores articulares, utiliza a água termal com uma temperatura mais elevada que o habitual, podendo variar entre 34º a 38ºC conforme as técnicas utilizadas, o que ajuda a relaxar os músculos e a diminuir a inflamação.
Esta água medicinal quando aplicada em pontos dolorosos como as articulações afetadas, faz com que os vasos sanguíneos nestas zonas dilatem (vasodilatação). A vasodilatação permite um aumento do fluxo de sangue, levando um maior volume de oxigénio e nutrientes aos músculos e articulações.
A hidroterapia (tratamento através de água) permite a realização de exercícios de forma segura, com uma menor carga de peso nas articulações devido à imersão do corpo na água, facilitando o movimento, aumentando a força muscular e diminuindo as dores articulares.
Benefícios dos tratamentos termais
Em casos de dores osteoarticulares, os tratamentos termais apresentam benefícios como os referidos anteriormente (relaxamento dos músculos e diminuição da rigidez nas articulações, por exemplo) permitindo tratar estes problemas de forma mais natural, sem grande recurso a fármacos (medicamentos).
Sabe-se que as águas termais hipertérmicas, bicarbonatadas e hipermineralizadas como a das Termas de Chaves, diminuem a inflamação e deterioração da cartilagem articular, e consequentemente, aliviam a dor nestas áreas.
Outros benefícios associados ao tratamento termal nas dores osteoarticulares, a saber:
- Melhoria da flexibilidade articular e dos ligamentos, aumentando a mobilidade no dia-a-dia;
- Diminuição da dor através da libertação de endorfinas;
- Aumento do conforto do paciente no quotidiano;
- Melhoria da qualidade de vida.
Evidência científica na eficácia do tratamento termal
São inúmeros os estudos científicos que atestam a eficácia do tratamento termal nas patologias crónicas, nomeadamente, osteoarticulares.
O tratamento termal é, efetivamente, uma escolha complementar eficaz, que possibilita o alívio de forma considerável dos sintomas, melhorando, assim, a qualidade de vida dos doentes. O seu uso regular reduz o recurso à utilização de medicamentos e outras atitudes terapêuticas mais invasivas.
Na maioria dos casos, o tratamento termal traduz-se numa maior eficácia quando é efetuado de forma regular e mais prolongada no tempo.
O sucesso do tratamento termal varia de doente para doente e depende do tipo e da gravidade da doença que lhe está associada, assim como das características da água termal utilizada e das técnicas aplicadas.
Vantagens em comparação com outros tratamentos
São conhecidas várias vantagens quando comparamos o tratamento termal com as outras alternativas, designadamente com o uso da medicação, a saber:
- Redução dos efeitos secundários: Alguns medicamentos provocam efeitos secundários, sendo o tratamento termal melhor tolerado pela maioria das pessoas;
- Técnicas não invasivas: Os tratamentos termais não são considerados invasivos, por isso, são bem tolerados pela grande maioria dos doentes;
- Benefícios a longo prazo: Vários estudos mostram que o termalismo realizado de forma regular proporciona uma melhor qualidade de vida a longo prazo, reduzindo a frequência e a intensidade dos sintomas;
O que devo saber antes de iniciar o tratamento?
É muito importante procurar aconselhamento médico numas termas, de modo a analisar a viabilidade de poder conjugar o termalismo com outras opções terapêuticas, para maximizar a eficácia dos tratamentos. Neste sentido, deve existir sempre uma avaliação por um médico hidrologista que após consulta médica, e conhecendo a sua história clínica, delineará o melhor plano terapêutico.
O tratamento termal nas dores articulares não deve ser encarado como um substituto para o acompanhamento médico. Fale com o seu médico assistente sobre a possibilidade do tratamento termal e mantenha o acompanhamento em consultas regulares.
Saiba também que os tratamentos termais são comparticipados pelo Serviço Naciomal de Saúde e pelos vários sub-sistemas de assistência (ADSE, ADMG, SAMS, etc).