Preenchimento labial

Antes e depois do preenchimento labial

O que é o preenchimento labial com ácido hialurónico?

O “preenchimento labial” é um procedimento médico-estético em que, usando ácido hialurónico é possível melhorar a aparência dos lábios. O uso de ácido hialurónico no lábio permite delinear o seu perfil, hidratar, volumizar e/ou preencher o lábio, tornando-o mais harmonioso, proporcional e atrativo. Para dar resposta às diferentes necessidades do lábio, existem ácidos hialurónicos com características e propriedades específicas, cada um dos quais com particularidades que os tornam únicos e, deste modo, permite ao médico-estético personalizar cada lábio, indo ao encontro das necessidades e expectativas de cada paciente.

Na face, podem ser usados diferentes tipos de “fillers”, mas, é o ácido hialurónico, uma substância que existe naturalmente na nossa pele, o “filler” a usar quando se pretende um lábio hidratado, perfilado e/ou volumoso. A anatomia de cada lábio deve ser enquadrada na anatomia da face individual de cada um e, por este motivo, há que respeitar as proporções particulares do lábio e da generalidade da face de forma a conferir ao rosto mais harmonia.

Apesar de outras substâncias poderem ser aplicadas nos lábios, como por exemplo a gordura autóloga, o uso de ácido hialurónico torna o preenchimento labial um procedimento médico-estético mais seguro, com menos risco de efeitos adversos, além de permitir um resultado mais natural.

O que é o ácido hialurónico?

O ácido hialurónico, é uma substância que está naturalmente presente no nosso corpo, encontrando-se em concentrações mais altas nos fluidos dos olhos e nas articulações. Tem como principal função reter água, de modo, a manter os tecidos do organismo bem hidratados, lubrificados e, consequentemente, manter o seu correto funcionamento.

Esta substância, para além de ser frequentemente utilizada em Medicina Estética, também pode ser utilizada como tratamento para doenças articulares, síndrome do olho seco, entre outras situações.

Para que serve o preenchimento labial?

O objetivo principal da aplicação de ácido hialurónico no lábio é essencialmente o de melhorar a sua aparência, definindo a sua forma, melhorando a sua estrutura e aparência, e adicionando volume.

Objetivos da aplicação de ácido hialurónico nos lábios:

  • Moldar a forma;
  • Corrigir assimetrias;
  • Estruturar e definir o contorno;
  • Aumentar o volume;
  • Dar projeção;
  • Hidratar;
  • Adequar proporções;
  • Devolver harmonia à face;
  • Entre outros.

Precauções e Contraindicações do preenchimento labial com ácido hialurónico

Um candidato a um preenchimento labial com ácido hialurónico deve ser avaliado por um Médico com qualificações na área da Medicina Estética.

O médico-estético, após averiguar o motivo pelo qual o paciente pretende realizar um preenchimento labial, deverá discutir as vantagens e as desvantagens das opções de aumento de lábios, os produtos disponíveis e as técnicas de aplicação, de forma a ir ao encontro das necessidades de cada pessoa, elucidando sobre os potenciais efeitos secundários, não descurando a expectativa realista do resultado. O procedimento quando pretender mudar a aparência, no entanto, deve ter uma expectativa realista acerca do resultado.

Por norma, todas as pessoas são elegíveis para um preenchimento labial com ácido hialurónico. No entanto, existem algumas patologias (doenças) que podem ser uma contraindicação imediata para este procedimento, a saber:

  • Infeções ativas, como herpes oral ou labial;
  • Doenças crónicas não controladas (por exemplo, Lúpus, Diabetes e Cancro);
  • Problemas da coagulação sanguínea;
  • Entre outros.

Se já teve herpes oral no passado, deve informar o médico especialista antes de se submeter ao procedimento. Se tiver alguma alergia conhecida também deve avisar o médico previamente.

Benefícios do preenchimento labial com ácido hialurónico

O preenchimento labial com ácido hialurónico tem inúmeros benefícios, a saber:

  • Controlo sobre o volume dos lábios - A quantidade de substância injetada pode ser controlada, para que haja um melhor controlo sobre o volume do lábio;
  • Ritmo gradual de tratamento - As aplicações podem ser graduais, ao longo de diferentes consultas, até que os resultados sejam satisfatórios;
  • Irregularidades desaparecem - Edema (inchaço) ou pápulas criadas são habitualmente resolvidos alguns dias após a aplicação;
  • Menos hematomas - Pode haver menos hematomas e edema (inchaço) em comparação com outros preenchimentos dérmicos;
  • Resultados razoavelmente duradouros - Os resultados são razoavelmente duradouros, mas não permanentes;
  • Reação alérgica improvável - Porque o ácido hialurónico é compatível com o nosso corpo, é praticamente improvável a ocorrência de uma reação alérgica. Contudo, se é alérgico à lidocaína ou outras substâncias, deve informar o médico-estético antes de fazer qualquer procedimento;
  • Entre outros.

Como é efetuado o preenchimento labial com ácido hialurónico?

As técnicas de preenchimento labial injetável podem ser realizadas em poucos minutos no consultório médico, com pouco ou nenhum tempo de inatividade.

Antes da aplicação um agente anestesiante tópico, geralmente a lidocaína, pode ser aplicado localmente para minimizar o desconforto. Por vezes, podem ser realizados bloqueios nervosos para anestesiar completamente os lábios.

Depois de cuidadosamente marcar as áreas a serem injetadas, agulhas muito finas são usadas para aplicar o ácido hialurónico nos lábios.

Duas técnicas podem ser usadas para a aplicação, a saber:

  • Através de cânulas;
  • Utilizando agulhas finas.

Cuidados após o procedimento

Após o procedimento pode ser colocado gelo, para melhorar o desconforto e controlar o edema (inchaço). Nenhuma pressão firme deve ser efetuada nos lábios.

Nas 24-48 horas pós-procedimento, é preciso evitar o uso de batom ou outros produtos, devem ser evitados movimentos de sucção (como por exemplo, beber por palhinhas) e o paciente não deve fumar. Devem existir cuidados redobrados para evitar acidentes que traumatizem os lábios.

A região pode ficar com um pequeno edema (inchaço), mas passará em poucos dias. O resultado final poderá ser observado em cinco a sete dias após o procedimento.

Deve ser evitada na primeira semana a exposição prolongada ao sol, sendo desaconselhado fazer praia na primeira semana após o procedimento.

Durabilidade do preenchimento labial com ácido hialurónico

Todos os preenchimentos labiais com ácido hialurónico são temporários e podem variar devido a uma série de fatores relacionados com o produto, a técnica e o paciente, nomeadamente, o tipo de ácido hialurónico e a quantidade a utilizar, os hábitos de ingestão de água do paciente, o seu metabolismo e os movimentos que efetua com a boca e os lábios.

Assim, e apesar da variabilidade individual, é possível estimar a duração entre 6 meses a um ano.

Após estes períodos pode realizar-se uma nova aplicação, de forma a manter os mesmos resultados.

Riscos do preenchimento labial com ácido hialurónico

Os pacientes podem experienciar alguns hematomas leves, edema (inchaço) e alguma dor durante e após o tratamento. O edema poderá permanecer durante aproximadamente uma semana, até o resultado final se estabelecer completamente.

O preenchimento labial com acido hialurónico é um procedimento seguro. No entanto, apesar de raras, existem algumas possíveis complicações após o preenchimento labial com ácido hialurónico, a saber:

  • Sangramento dos locais de injeção;
  • Vermelhidão e sensibilidade no local da injeção;
  • Edema grave;
  • Erupção cutânea;
  • Reativação de herpes labial;
  • Assimetria labial (partes dos lábios têm tamanhos diferentes);
  • Nódulos e irregularidades nos lábios;
  • Infeção;
  • Ulceração, cicatrização ou enrijecimento do lábio;
  • Entre outros.

Quanto custa o preenchimento labial com ácido hialurónico?

O preço do preenchimento labial com ácido hialurónico pode variar bastante. O valor é determinado a partir de alguns fatores, como as características do produto a aplicar e a quantidade de substância injetada.

Por isso, antes de realizar o preenchimento, deve discutir o custo do procedimento com o seu médico-estético, pois apenas este profissional pode estimar o preço do procedimento em consulta.

Como ordem de grandeza, podemos afirmar que este procedimento custa em média poucas centenas de euros.

Clínica de Estética